Brasil conquista o bicampeonato do torneio "Quatro Nações" de handebol feminino
- Cláudio Moura
- 4 de dez. de 2016
- 3 min de leitura

Samira Rocha, ponteira esquerda, artilheira da competição com 17 gols
A seleção feminina adulta é bicampeão do torneio "Quatro Nações". Empatou, no sábado, (3), em Belém do Pará, no ginásio "Mangueirinho" com a Eslováquia, em 21 a 21 (11 a 10, para a Eslováquia, no primeiro tempo).
O Brasil ficou com o título devido ao saldo de gols, 66, contra os 41 da equipe europeia. As duas seleções terminaram a competição com duas vitórias e um empate.

Tamires Araújo, uma das novas pivôs brasileiras, de 21 anos
A partida foi equilibrada desde o início. O Brasil não começou bem e não se encontrou durante a primeira etapa, chegando a estar perdendo por três gols à altura dos 20 minutos.
Muitos erros e afobação no ataque, além de espaços no miolo da defesa, onde Tamires e Duda Amorim foram vária vezes envolvidas pelo ataque eslovaco, que sempre servia a sua pivô de forma precisa, redundado em alguns gols nessa movimentação. O placar com um gol apenas à frente para a Eslováquia, ao intervalo, acabou saindo barato para o Brasil.

Jéssica Quintino, ponteira direita, a melhor em quadra pelo Brasil
No segundo tempo, até os 20 minutos, o panorama não mudou muito. O Brasil chegou a empatar uma única vez, mas depois voltou a ser ultrapassado no marcador. A goleira Babi foi fundamental para que as eslovacas não abrissem mais de três gols, a média do escore até os vinte minutos.
Na última parte do jogo, depois dos 20 minutos, o Brasil conseguiu acertar a defesa, e a Eslováquia, muito regular até então, cometeu algumas falhas, o que permitiu ao Brasil passar à frente, pela primeira vez, aos 27 minutos. A Eslováquia empatou logo a seguir, e as duas seleções voltaram a ter chances de gols, nos últimos dois minutos, mas não marcaram, decretando o empate ao final do jogo.

Lance da partida entre Uruguai e Cuba
Na disputa pelo terceiro lugar, entre Uruguai e Cuba, a equipe celeste não teve dificuldades de passar pela jovem equipe cubana pelo placar 44 a 16. Mesmo se tratando duas seleções muito jovens, o Uruguai apresentou bons fundamentos, em especial na defesa, com duas boas goleiras.
Mesmo que não haja uma confirmação por parte da comissão técnica cubana, é muito provável que Cuba tenha trazido ao Brasil uma seleção junior, pois a seleção que disputou o Pan-Americano da modalidade e os Jogos de Toronto, ambos em 2015, não conta com nenhuma atleta que esteve em Belém do Pará.

Ginásio "Mangueirinho", recentemente inaugurado, recebeu um bom público
A torcida de Belém do Pará abraçou a seleção feminina e o torneio lá realizado. Na última rodada, no sábado, (3), cerca de quatro mil e quinhentos torcedores compareceram ao ginásio, numa ocupação de mais de 70% da capacidade.
Também foi um sucesso a arrecadação de alimentos, em torno de 20 toneladas. Os produtos serão entregues para entidades que organizam o natal sem fome no estado.

Os chapolins, que são do Pará, fazendo a festa em casa
Resultados - Torneio Quatro Nações
Quinta-feira (1) Uruguai 15 x 29 Eslováquia Brasil 51 x 9 Cuba
Sexta-feira (2) Eslováquia 38 x 11 Cuba Brasil 30 x 11 Uruguai
Sábado (3) Brasil 21 x 21 Eslováquia Cuba 44 x 16 Uruguai Seleção Feminina de Handebol
Goleiras - Bárbara Arenhart (Vaci-Hungria), Gabriela Moreschi (Larvik-Noruega) e Jéssica Oliveira (UnC/Concórdia-SC).
Armadoras - Bruna de Paula (Fleury Loiret-França), Eduarda Amorim (Gyor Audi ETO-Hungria), Juliana Malta (MKS Zaglebier Lubin-Polônia) e Raphaela Priolli (SGH Rosengarten-Buchholz-Alemanha).
Centrais - Ana Paula Rodrigues (Rostov-Rússia), Deborah Hannah (São Bernardo/Metodista-SP) e Francielle Gomes da Rocha (Vegus/Guarulhos-SP). Pontas - Bruna Rodrigues (São Bernardo/Metodista-SP), Jéssica Quintino (Odense-Dinamarca), Larissa Araújo (Erdi Sport-Hungria) e Samira Rocha (OGC Nice Handball-França).
Pivôs - Lígia Costa da Silva (Pogon Szczecin-Polônia) e Tamires Morena Araújo (Dijon Bourgogne-França).
Comissão técnica
Técnico: Morten Soubak Assistente técnico: Alex Aprile Supervisora: Rita Orsi Psicóloga: Alessandra Dutra Fisioterapeuta: Marina Calister Massoterapeuta: Aparecida Rocha Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri

Comemoração de título