Brasil é tricampeão do torneio "Quatro Nações" de handebol masculino
- Cláudio Moura
- 7 de nov. de 2016
- 3 min de leitura

Henrique Teixeira, armador central, o melhor em quadra na final
A seleção brasileira masculina adulta conquistou na manhã do domingo, 6 de novembro, o tricampeonato do torneio "Quatro Nações" de handebol, vencendo o Chile por 40 a 29 (17 a 16, para o Brasil, no primeiro tempo).
Foi um jogo muito equilibrado no primeiro tempo. O Brasil usou uma defesa 5/1, o que não surtiu bons resultados, pois o Chile tem jogadores não muito altos na sua primeira linha, preferindo as infiltrações pelas pontas e jogadas com o pivô, o que confundiu a defesa brasileira, redundando em muitos gols para a formação andina.
O placar esteve equilibrado, inclusive com o Chile passando dois gols à frente em mais de uma oportunidade. O goleiro chileno Barrientos também fez a diferença, com sete defesas. Ao final do primeiro tempo, próximo aos 30 minutos, Thiagus Petrus desempatou a partida.

César Augusto, o "Bombom", esteve muito bem no arco, no segundo tempo
Na volta para a etapa final, o Brasil conseguiu abrir três gols nos primeiros seis minutos, mas o Chile sempre voltou a encostar perigosamente. Foi então que, a partir dos 13 minutos, o técnico Washington Nunes resolveu mudar a defesa para o esquema de marcação 6/0, jogando com os pivôs Panda e Rogério, ambos com mais de dois metros de altura, no meio da barreira, o que dificultou as jogadas chilenas, pois passou a ser muito difícil infiltrar na defesa brasileira.
A partir de então, aproveitando-se também da contusão do lateral esquerdo Erwin Feuchmann, o Brasil voltou a jogar como nas duas primeiras partidas do torneio, com regularidade no ataque e na defesa, o que foi decisivo na vitória e para a conquista do título do torneio.

O time tricampeão do torneio Quatro Nações
Independentemente do nível técnico dos adversários, o Brasil fez uma excelente campanha, mantendo a seriedade, o respeito aos rivais, e testando novos esquemas de jogo e de formações. Os jovens atletas convocados, em especial Gabriel Ceratta, Cauê Ceconn e Felipe Santaela, estiveram muito bem nos jogos, dando muitas esperanças que a jovem seleção brasileira continuará evoluindo muito nos próximos anos.
O Brasil volta a se reunir para uma nova fase de treinamentos entre os dias 2 e 22 de dezembro. Nos primeiros dias de janeiro de 2017, antes de embarcar para o Mundial da França, a seleção brasileira passará uma semana na Suíça para os últimos ajustes.

Lance do jogo entre Cuba e Canadá, na decisão do terceiro lugar
Às 13h, na disputa do terceiro lugar, Cuba passou pelo Canadá por 35 a 30 (17 a 14, para Cuba, no primeiro tempo).
As duas comissões técnicas destacaram a importância de duas seleções muito jovens participar de um torneio com seleções mais fortes, no caso Brasil e Chile. Cuba quer retomar, aos poucos, seu caminho de glórias do passado, enquanto que o Canadá tem um projeto de a médio prazo colocar-se entre as três principais potências do continente.

Programação Sexta-feira (4) Chile 37 x 24 Cuba Brasil 46 x 12 Canadá Sábado (5) Canadá 21 x 37 Chile Brasil 45 x 17 Cuba Domingo (6) Brasil 40 x 29 Chile 12h15 - Cuba 35 x 30 Canadá
Seleção Masculina de Handebol Goleiros: César Almeida "Bombom" (OIF Arendal-Noruega), Pedro Henrique Hermones Silva (Balonmano Cangas-Espanha) e Rangel Rosa (HC Odhorei-Romênia). Armadores: Gabriel Ceretta (FC Barcelona-Espanha), Haniel Langaro (BM Ciudad de Logroño-Espanha), José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock-Polônia), Leonardo Santos "Léo" (CB Ademar León-Espanha), Oswaldo Guimarães (Anaitasuna de Pamplona-Espanha) e Thiagus Petrus dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria). Centrais: Henrique Teixeira (CB Huesca-Espanha) e João Pedro da Silva (Chambéry Savoie Handball-França). Pontas: Cauê Ceccon (EC Pinheiros-SP), Fábio Chiuffa (Kif Kolding Kobenhav-Dinamarca), Lucas Cândido (BM Guadalajara-Espanha) e Wesley Freitas (Taubaté/Unitau/FAB-SP). Pivôs: Alexandro Pozzer 'Tchê' (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha), Felipe Santaela 'Panda' (EC Pinheiros-SP) e Rogério Moraes Ferreira (WC Vardar-Macedônia). Comissão Técnica Técnico: Washington Nunes Assistente técnico: Hélio Lisboa Justino Treinador de goleiros: Diogo Castro Preparador físico: Fernando Millaré Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa Supervisor: Cássio Marques
Com informações e fotos da CBHb.
