Brasil e Chile começam vencendo no torneio "Quatro Nações" de handebol masculino
- Cláudio Moura
- 5 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Thiagus Petrus em lance ofensivo contra o Canadá
As seleções do Chile e do Brasil estrearam com vitórias tranquilas sobre Cuba e Canadá, respectivamente, no torneio "Quatro Nações", que está na sua terceira edição, em São Bernardo do Campo/SP, na noite de sexta-feira, 4 de novembro. O Brasil é o principal candidato ao tricampeonato.

Chile buscando mais um gol contra Cuba
No primeiro jogo da competição, às cinco e meia da tarde, Chile e Cuba fizeram uma partida pobre tecnicamente, com o predomínio do sete caribenho nos primeiros dez minutos. Com muitos erros de posicionamento defensivo, e dispersivo no ataque, Cuba aos poucos começou a ser dominado pelo Chile, que mesmo não jogando bem, virou a partida ainda no primeiro tempo.
Na volta para a etapa final, a diferença a favor do Chile aumentou rapidamente, com uma infinidade de erros de Cuba, em especial na defesa. Ao jovem time cubano faltou uma estratégia coletiva. Como vem ocorrendo nos últimos anos, o time é muito forte fisicamente e voluntarioso, mas peca nas ações coletivas, em especial na defesa.
O resultado final foi Chile 37 x 24 Cuba (17 a 14, para o Chile, no primeiro tempo).

Ponteiro direito Cauê, de 19 anos, fez uma ótima estreia na seleção adulta
No segundo jogo, entre Brasil e Canadá, o que se viu foi um "passeio" de seleção brasileira, que já ganhava de oito a zero antes dos dez minutos. O Brasil encarou com muita seriedade um adversário bem fraco, usando bem as defesas 6/0 e 5+1; foi efetivo no ataque, em especial com os estreantes Panda, no pivô, e Cauê, pela ponta esquerda. Foram eles os artilheiros da partida com sete gols cada.
O Brasil se manteve efetivo no segundo tempo, com o técnico Washington Nunes colocando em quadra o pivô Rogério Moraes, que joga na Macedônia, o jovem goleiro Pedro Henrique, o lateral direito Gabriel Ceretta, e o ponteiro direito Lucas Cândido. A equipe manteve o bom padrão de jogo da etapa inicial, vencendo ao final por 44 a 12 (24 a 4, no primeiro tempo).

Fábio Chiuffa, na ponta direita, manteve a sua habitual regularidade.
O torneio continua neste sábado, com transmissão ao vivo das duas partidas pelos canais Sport TV.
Sábado (5) 17h - Canadá x Chile 19h - Brasil x Cuba Domingo (6) 10h - Brasil x Chile 12h15 - Cuba x Canadá
