top of page
Buscar

Terceiro torneio "Quatro Nações", de handebol masculino, começa nesta sexta-feira, 4 de no

  • Cláudio Moura
  • 4 de nov. de 2016
  • 3 min de leitura

São Bernardo do Campo, em São Paulo, sediará a partir desta sexta-feira, 4 de novembro, a terceira edição do torneio Quatro Nações, handebol masculino, com as participações de Brasil, Chile, Cuba e Canadá. O Brasil tentará o seu terceiro título consecutivo.

E a primeira competição comandada pela nova Comissão Técnica, comandada por Washington Nunes, substituto de Jordi Ribera, que foi comandar a seleção da Espanha, seu país natal. O torneio serve com preparação para o Mundial da França, em janeiro de 2017, além de teste para jovens atletas que pela primeira vez vão vestir a camisa da seleção principal.

Gabriel Ceretta, lateral direito, de 21 anos é uma das novidades na seleção

O grupo convocado atende também uma necessidade de renovação em algumas posições. O goleiro Pedro Henrique, que joga na Espanha, o ponteiro esquerdo Cauê Ceccon, o pivô "Panda",, de dois metros e quatro centímetros, ambos do EC Pinheiros, e Gabriel Ceretta, do FC Barcelona/Espanha, são algumas das apostas de Washington Nunes, visado repor atletas em posições carentes, em que alguns jogadores não participarão mais da seleção, o caso de Zeba, de 34 anos, lateral direito, que joga na Espanha, e foi capitão do Brasil por muitos anos.

Cauê foi convocado devido ao corte de Alemão, que está contundido. O Outro ponteiro esquerdo, Felipe Borges, recupera-se de uma cirurgia e deve estar apto a participar do Mundial da França, em janeiro de 2017.

Pedro Henrique, mais um bom e jovem goleiro. Joga na Espanha

Dos adversários do Brasil no torneio, o mais perigoso é o Chile, atual terceira força continental, vice-campeão Pan-Americano, e que participará de um Mundial da categoria pela quinta vez consecutiva.

Cuba foi durante mais de trinta anos a mais forte escola do handebol masculino nas Américas, mas desde o ano 2000 vem perdendo posições no continente. A falta de participação em torneios internacionais fora do continente tem sido o maior fator da queda de competitividade dos Cubanos. Além disso, há mais de 60 jogadores de Cuba jogando por diversos países, muitos deles naturalizados, é o caso de Rafael Capote, de 28 anos, que joga pelo Qatar, e foi eleito o segundo melhor jogador do mundo em 2015.

O Canadá é a mais jovem e fraca seleção da competição. Vem para ganhar experiência. O handebol canadense masculino nunca foi forte, mas a confederação local vem trabalhando, desde antes dos Jogos de Toronto, em 2015, para que o handebol nacional comece a ter uma melhor colocação no continente nos próximos anos.

Tabela do torneio e horários de transmissões pelos canais Sport TV

Sexta, 04/11

Torneio Quatro Nações de Handebol Masculino

17h 25 min – Chile x Cuba (ao vivo no Sport TV 2) 19h 25 min – Brasil x Canadá (ao vivo no Sport TV 2)

Sábado, 05/11

16h 45 min – Canadá x Chile (ao vivo no SporTV 2) 18h 55 min – Brasil x Cuba (ao vivo no Sport TV 2)

Domingo, 06/11 09h 55 min – Brasil x Chile (ao vivo no Sport TV)

Goleiros - César Augusto de Almeida 'Bombom' (OIF Arendal-Noruega), Pedro Henrique Hermones Silva (Balonmano Cangas-Espanha) e Rangel Rosa (HC Odhorei-Romênia).

Armadores - Gabriel Ceretta Jung (FC Barcelona-Espanha), Haniel Lângaro (BM Ciudad de Logroño-Espanha), José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock-Polônia), Leonardo Felipe Sampaio Santos (CB Ademar León-Espanha), Oswaldo Maestro Guimarães (Anaitasuna de Pamplona-Espanha) e Thiagus

Petrus Gonçalves dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria).

Centrais - Henrique Selicani Teixeira (CB Huesca-Espanha) e João Pedro Francisco da Silva (Chambéry Savoie Handball-França).

Pontas - Cauê Ceccon (EC Pinheiros-SP), Fábio Chiuffa (Kif Kolding Kobenhav-Dinamarca), Lucas Cândido (BM Guadalajara-Espanha) e Wesley Freitas (Taubaté/Unitau/FAB-SP).

Pivôs - Alexandro Pozzer 'Tchê' (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha), Felipe Santaela 'Panda' (EC Pinheiros-SP) e Rogério Moraes Ferreira (WC Vardar-Macedônia).

Comissão técnica

Técnico: Washington Nunes

Assistente técnico: Hélio Lisboa Justino

Supervisor: Cássio Marques

Treinador de goleiros: Diogo Castro

Preparador físico: Fernando Millaré

Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa

Com informações da CBHb. Fotos, logotipos e artes= CBHb, Sport TV e Club Cangas, Espanha.

 
 
 
bottom of page