Federação Pan-Americana de Handebol anuncia o primeiro campeonato continental feminino de clubes
- Cláudio Moura
- 24 de set. de 2016
- 1 min de leitura

Lance de uma partida da Liga Nacional brasileira de 2015
Foi anunciada na última reunião da Federação Pan-Americana de Handebol, na Argentina, a realização do primeiro campeonato continental feminino de clubes, que será disputado em Santiago do Chile, de primeiro a cinco de novembro, por oito equipes.
Na primeira edição do evento participarão somente clubes de países Sul-Americanos. Não se sabe ao certo o porquê do Caribe, da América Central e da América do Norte não participarem.
O site "Handebol para Todos" especula que o motivo deva ser a pouca projeção e a quantidade de clubes com um mínimo de qualificação técnica, levando em conta o desenvolvimento técnico das equipes que existem fora da América do Sul.
O campeonato masculino, que já teve quase uma dezena de edições, também só tinha participações de Sul-Americanos. No torneio de 2016, na Argentina, participou pela primeira vez o New York City Handball Club, dos Estados Unidos.

O sorteio dos dois grupos, com quatro clubes divididos em duas chaves, será realizado no dia 30 de setembro, sexta-feira. O formato do torneio será o de todos contra todos dentro do seu grupo, sendo que os quatro primeiros classificados na fase classificatória avançam às semifinais. Os demais disputam de quinto a oitavo lugares.
Clubes participantes:
Metodista/São Bernardo (Brasil);
Clube Ferro Carril (Argentina);
Cerro Portenho e Balónmano San José (Paraguai);
Atlético Goes e Clube Layva (Uruguai);
Santiago Morning e Balónmano Ovalle (Chile)
