Jordi Ribera deixa o comando técnico da seleção masculina
- Cláudio Moura
- 24 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

A Confederação Brasileira de Handebol anunciou na terça-feira, 23 de agosto, a saída do técnico da seleção masculina, o espanhol Jordi Ribera Romans, de 53 anos.
Jordi comandou a seleção de 2004, após às Olimpíadas de Atenas, até Pequim/2008.
Voltou ao comando do handebol masculino no segundo semestre de 2012 para dirigir o ciclo olímpico da Rio/2016, quando o Brasil conquistou sua melhor posição olímpica, um sétimo lugar.

Jordi Ribera foi o principal responsável pela transformação tática do handebol nacional na última década. Estudioso, inovador e garimpador de talentos, ele montou acampamentos e clínicas de handebol por todo o país, descobrindo vários talentos, alguns que jogam atualmente pela seleção e em clubes do exterior.
Jordi comandou a seleção nos dois últimos Mundiais, 2013 e 2015, quando o Brasil avançou às oitavas de final. No último Mundial do Qatar, em janeiro de 2015, por pouco a seleção não passou às quartas de final, perdendo para a Croácia por apenas um gol.

No plano continental, sob o comando de Jordi Ribera, o Brasil assumiu a hegemonia nos últimos quatro anos, com seis vitórias e uma derrota sobre a Argentina, maior rival dos brasileiros.
Foram duas vitórias em torneios internacionais, um título dos jogos Esportivos Sul-Americanos, o campeonato dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, uma vitória no Mundial da Espanha, em 2013, e o título Pan-Americano de 2016. A única derrota foi no Pan-Americano de 2014, na final, para a Argentina.
Jordi deixa a seleção brasileira pela porta da frente. Foi convidado pela Real Federação de Handebol da Espanha para assumir a seleção nacional. Ele estreia no Mundial da França em janeiro de 2017.
O site "Handebol para Todos" deseja a Jordi Ribera muito sucesso nessa sua nova fase, agradecendo o muito pelo que ele fez pelo handebol masculino brasileiro.
O seu trabalho não foi em vão e por certo renderá muitos frutos. A CBHb deverá divulgar o novo treinador em breve.

.