Rússia é campeã olímpica do torneio feminino da Rio/2016
- Cláudio Moura
- 21 de ago. de 2016
- 1 min de leitura

O primeiro ouro olímpico da Rússia no handebol feminino
As russas são as novas campeãs olímpicas. O Ouro foi conquistado na tarde do sábado, 20 de agosto, com a vitória sobre a França por 22 a 19.
Anteriormente, sob a bandeira da extinta União Soviética, a Rússia já havia conquistado dois ouros (Montreal/1976 e Moscou/1980), além de uma prata em Seul/1988. A Rússia tem uma prata olímpica em Pequim/2008, sendo também tetracampeã mundial: 2001, 2005, 2007 e 2009.

Ataque russo em ação na grande final da Rio/2016
O ouro das russas foi incontestável. Foram oito partidas e um aproveitamento de 100%. Era o título mais perseguido pela Federação Russa, que já havia conquistado uma prata em 2008.
A França foi uma rival à altura, conquistando sua primeira medalha olímpica, após uma jogo muito equilibrado e que o resultado foi conquistado pelas russas nos detalhes. A defesas atuaram muito bem, em especial na etapa inicial.

Norueguesas comemoram o Bronze diante da Holanda
Na luta pelo terceiro lugar, na partida preliminar, a Noruega, até então a bicampeã olímpica, não tomou conhecimento da Holanda e ganhou com folgas a partida por 36 a 26. O Brasil ficou na quinta colocação, melhor posição na sua quinta participação olímpica consecutiva.
A seleção final do torneio ficou assim constituída:
Goleira: Kari Aalvik Grimsbo (Noruega) Ponta Esquerda: Polina Kuznetzova (Rússia) Meia Esquerda: Allison Pineau (França) Central: Daria Dmitrieva (Rússia) Meia Direita: Alexandra Lacrabere (França) Ponta Direita: Nathalie Hagman (Suécia) Pivô: Heide Loke (Noruega
Artilheira: Nora Mork ( Nor)–62 gols
