Clube polonês ganha título inédito da Liga Europeia masculina de clubes, edição 2015/2016
- Cláudio Moura
- 30 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2020

O final de semana, 28 e 29 de maio, marcou a realização das finais da Liga Europeia de handebol masculino de clubes, em Colônia/Alemanha, reunindo os quatro finalistas, depois de muitos meses de acirradas e equilibradas disputas de mais de 20 clubes do continente.
Chegaram às finais os seguintes clubes: Kiel/Alemanha, Vive/Polônia, Veszprém/Hungria e o Paris Saint Germain/França. Foram quatro jogos espetaculares, no sábado e no domingo, culminando com uma final que teve direito a empate no tempo normal, empate na prorrogação e, finalmente, cobranças da marca do tiro de sete metros para finalmente conhecer o campeão da temporada 2015/2016.

Todos os quatros jogos da semifinais, da decisão da medalha de bronze até o título, foram marcados pelo equilíbrio; verdadeiras aulas de handebol competitivo e de altíssimo nível.
No sábado, 28, o Vive passou pelo Paris Saint Germain por 28 a 26, numa das semifinais. Na outra partida semifinal o Veszprém superou o Kiel por 31 a 28. Estava assim formado a rodada do domingo, 29: Kiel x Paris Saint Germain, na disputa da medalha de bronze; e Vive x Veszprém, na partida de fundo, pelo título europeu de clubes.

Laszlo Nagy, veterano lateral direito do Veszprém
O terceiro lugar ficou com a equipe francesa do Paris Saint Germain, que ganhou do Kiel, da Alemanha por 29 a 27. A final, entre Vive, da Polônia x Veszprém, da Hungria, numa partida que entrou para os anais da modalidade pela paridade das duas equipes, pela busca da vitória de ambos os lados e pelo nível altíssimo fora de série, comprovados pelos placares parciais: 29 a 29, no tempo normal; 35 a 35, na prorrogação de 10 minutos; e, finalmente, na vitória do Vive, por 4 a 2, nas cobranças de tiros da marca dos setes metros (a penalidade máxima no handebol.

Szmal, goleiro do Vive e da seleção polonesa, que defendeu duas penalidades, garantindo o título ao seu clube
A Liga Europeia dos clubes campeões, que existe desde a década de 1950, escreveu mais uma página com um novo e inédito campeão, o Vive Kielce, da Polônia. O Veszprém conquistou o seu quarto vice-campeonato.
O maior vencedor da competição é o FC Barcelona, das Espanha, com 9 conquistas.

Com fotos e informações da Federação Europeia de Handebol.