Brasil conhece seus adversários na primeira fase do Pan-Americano masculino, em junho, na Argentina
- Cláudio Moura
- 23 de abr. de 2016
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2020

A seleção brasileira de handebol adulta masculina já conhece os seus adversários na fase classificatória da Décima Sétima edição do Pan-Americano da modalidade. O sorteio foi realizado na manhã do sábado, 23 de abril, em Buenos Aires, local da disputa, entre 10 e 20 de junho.
O Brasil, como cabeça de chave no grupo B, enfrentará: Colômbia, Porto Rico, Paraguai e Estados Unidos e Uruguai. A Argentina, atual tricampeã Pan-Americana, está no grupo A, e terá os seguintes adversários: Colômbia, Guatemala, Canadá, Chile e Groenlândia.
Muito provavelmente, como tem ocorrido nas últimas quatro edições do campeonato, Argentina, Brasil e Chile deverão ser os representantes continentais no Mundial da França, em janeiro de 2017.
Se não houver uma grande surpresa, correm por fora pela última vaga no mundial a Groenlândia e o Uruguai. Cuba, pelo Caribe/América Central, e Venezuela/América do Sul desistiram da competição, sendo substituídas por Guatemala e México. O maior vencedor do Pan-Americano masculino é Cuba, com oito títulos, seguido por Argentina com seis, e Brasil com dois.

Felipe Borges, ponteiro esquerdo da seleção brasileira