Pré-Olímpico de handebol feminino, disputado nesse final de semana, classifica seis países da Europa
- Cláudio Moura
- 20 de mar. de 2016
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2020

Foram realizados entre 18 e 20 de março, na cidade Francesa de Meltz, de Astrakan, na Rússia e Aarhus, na Dinamarca, as partidas pelos três grupos Pré-Olímpicos do handebol feminino.
As seis seleções classificadas para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em agosto deste ano, são do continente Europeu: Holanda e França, no grupo 1, disputado em Meltz, na França; no grupo 2, disputado em Aarhus, na Dinamarca, os classificados foram Romênia e Montenegro, atual vicecampeã olímpica. A Dinamarca, dona da casa e tricampeã olímpica, foi eliminada; e no grupo 3, disputado em Astrakan, na Rússia, Suécia e Rússia garantiram as últimas duas vagas para o Rio.
As doze seleções que disputarão o Toneio Olímpico são: Brasil, país sede; Noruega, atual campeã mundial; Argentina, representante das Américas; Angola, campeã Africana; Coreia do Sul, campeã Asiática; Espanha, representante da Europa; e, finalmente, as seis seleções classificadas no Pré-Olímpico=Holanda, França, Romênia, Montenegro, Rússia e Suécia.
O sorteio dos grupos deverá ser realizado em maio, com as seleções divididas em dois grupo de seis. Avançam à fase de quartas de final as quatro primeiras de cada grupo.
