Pan-Americano masculino adulto será realizado em junho na Argentina
- Cláudio Moura
- 16 de mar. de 2016
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2020

Entre 11 e 20 de junho, em Buenos Aires, Argentina, será realizada a 17a. edição do campeonato Pan-Americano de handebol masculino adulto, que classificará os três primeiros colocados para o Mundial da França, em janeiro de 2017. Mesmo com a desistência de Cuba e do México, a competição já é, dentre todos os campeonatos até aqui realizados, a que contará com o maior número de seleções, num total doze.
Os principais candidatos às três vagas continentais ao Mundial da França são Brasil, Argentina e Chile, as equipes que têm disputado a hegemonia no continente nos últimos oito anos. Correm por fora, com algumas chances, Uruguai e Groenlândia.
O Brasil tentará o seu terceiro título. Cuba foi campeã oito vezes e a Argentina seis vezes. Desde o início da competição, em 1979, somente os três países conquistaram o título.
As seleções que estarão no Pan-Americano: Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Colômbia (América do Sul); Porto Rico e Guatemala (América Central e Caribe); e Estados Unidos, Canadá e Groenlândia (América do Norte).
Ainda não foi feito o sorteio das chaves e nem divulgado o formato da disputa, o que deve ocorrer no mês de maio, na próxima reunião da Federação Pan-Americana de Handebol.